sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Em nome do amor de Deus e da justiça do Reino, nos agigantemos!

   "É muito fácil fazer grandes coisas acontecerem quando se é um gigante". Esse é o slogan da empresa alemã fornecedora de energia, a RWE. E este é o mote de uma animação maravilhosa que eles mandaram fazer para conscientizar os gigantes corporativos do planeta acerca da responsabilidade de cada um. Se um gigante pode realizar grandes transformações à favor da humanidade, imagine o que muitos gigantes juntos não fariam!
  
   Olhando do ponto de vista bíblico, creio que essa ênfase humanista que atribui apenas ao homem a responsabilidade pela resolução dos seus problemas está errada. O homem não é nada sem Deus. Apenas através de uma ação dirigida pelo Espírito Santo é que seremos capazes de empreender ações que redundem em verdadeiras transformações. Transformações que democratizem o bem-estar social ao redor do planeta. Transformações impulsionadas pela mente de Cristo. 
  
   O apóstolo Paulo diz que "a criação aguarda ansiosamente a revelação dos filhos de Deus" (Rm. 8.19) ou, como está na Nova Tradução na Linguagem de Hoje: "O Universo todo espera com muita impaciência o momento em que Deus vai revelar o que os seus filhos realmente são". Creio que não podemos ficar tão concentrados no porvir a ponto de nos descuidarmos do agora. Aliás, no meu modo de entender, creio que uma coisa é indissociável da outra. Ou seja, precisamos viver o hoje como pessoas que já têm um vislumbre da glória do porvir, pois Cristo já foi revelado à nós. Creio que o Senhor quer que sejamos agentes de transformação da nossa sociedade e esse é um papel que precisamos desempenhar agora.

   Fico imaginando no bem que poderíamos fazer se encarnássemos o Evangelho verdadeiramente. Se a igreja se dispusesse a vivenciar o amor e, em nome do amor - como diz a música Pride, da banda U2 - anunciasse que o Reino de Deus já está entre nós, pois já está em nós. Fico imaginando o que aconteceria se nos levantássemos como gigantes e nos dispuséssemos - tão somente nos dispuséssemos - à ação do Espírito. Aqui e ali isso já está acontecendo e louvo ao Senhor por isso. Mas vai ficar melhor quando, em nome da justiça do Reino - como diz o João Alexandre em sua música - todo o povo de Deus se levantar para proclamar a glória do Rei dos reis e Senhor dos senhores.  

   Coloquei neste post três vídeos. O primeiro é o vídeo da empresa alemã que citei no início do texto. O segundo - que me emocionou muito, pois sou fã do U2 - foi gravado na posse do presidente Barack Obama. Já existem igrejas cantando músicas do U2 em suas celebrações e torço para que essa tendência chegue até nós, pois são verdadeiros hinos. E o terceiro vídeo é uma gravação que o João Alexandre fez para o programa Plataforma, tocando a música "Em nome da Justiça", que foi uma das primeiras maneiras que o Senhor usou para me despertar para a necessidade que temos de viver e buscar a justiça do Reino de Deus aqui e agora. Não deixe de assistir e que Deus o abençoe com essa visão de Reino. Isso é Missão Integral.

RWE Energy Giant from Andrés Rosas Hott on Vimeo.





Nenhum comentário: