quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Proteja o seu rebanho.

   Quem me conhece bem sabe o quanto eu estou envolvido com a problemática da dependência química. Há pouco mais de um ano venho colaborando em ações de tratamento de usuários e trabalhos de prevenção do uso de drogas, especialmente o trabalho que a organização não-governamental CRADEQ (Centro Referencial Ambulatorial a Dependência Química) vem realizando na minha região, o Vale do Ribeira. Digo que este trabalho vem sendo realizado na região porque, embora sediada em Cajati e apoiada tanto pela prefeitura quanto pela câmara municipal, esta ONG tem atendido pessoas de vários municípios vizinhos. E isso tem sido possível graças aos esforços empreendidos pelo seu presidente e fundador, Sr. Edison Wilson Ferreira dos Santos, o Dida.

   Não tenho a intenção de lançar confetes sobre mim mesmo ou sobre qualquer outra pessoa com este post. Estou falando do meu envolvimento com este assunto para legitimar um apelo que quero fazer aos meus colegas líderes religiosos: tratem dessa questão com as suas comunidades. Não sejam surpreendidos pelas circunstâncias. Se antecipem e promovam ações de esclarecimento junto aos seus rebanhos. A maior arma usada pelo nosso inimigo para escravizar as vidas é a ignorância. Não podemos imaginar que a questão da dependência química se restrinja a questões espirituais. O que começa por conta de uma insatisfação espiritual, de um vazio na alma causado pela ausência de Deus na vida de uma pessoa, ganha conotações horríveis e que atingem o ser todo dessa pessoa. Por isso, o problema tem que ser tratado de forma séria, não com simplificações tolas.

   Assista ao vídeo abaixo e pense no que eu escrevi. O alcance, a capilaridade das nossas igrejas e o número de pessoas que congregamos em nossos rebanhos devem ser usados como armas importantíssimas na luta contra o consumo de drogas ilícitas. A ação integral da igreja deve contemplar também esse aspecto da vida humana.


Nenhum comentário: