quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Apontando o Caminho.

     A crítica pela crítica não resolve. Criticar sem apresentar propostas factíveis para a solução de um problema é uma postura muito cômoda. O que se espera de alguém que tem o discernimento para analisar uma situação e apontar o que está errado é que, com o mesmo discernimento com que enxerga o erro, também enxergue o acerto e se disponha a propor caminhos que ajudem a solucionar este ou aquele problema.

     Quero apresentar neste espaço algumas iniciativas que estão dando certo no sentido de promover saúde, educação, cidadania, trabalho e bem-estar social e espiritual em comunidades carentes ao redor do Brasil. Vou priorizar iniciativas de irmãos nossos que já se organizaram em ongs, associações, fundações, etc. e que têm feito diferença nas vidas de pessoas que foram alcançadas pelos seus projetos. Projetos que, na sua maioria, são desenvolvidos numa perspectiva de Missão Integral da Igreja.

     O primeiro projeto que me chamou a atenção é desenvolvido pela ABBEM - Associação Batista Beneficente e Missionária, de Fortaleza, Ceará. Tomei conhecimento deste projeto através do site Conexão Aprendiz, que aponta a ABBEM como uma das entidades que participa na formação de aprendizes que são contratados para trabalhar em instituições bancárias. Achei fantástica essa iniciativa. Pesquisando no site da associação, soube que eles desenvolvem projetos com crianças e com idosos também. Isso demonstra que é perfeitamente possível desenvolvermos projetos que levem em conta o anúncio do Evangelho de forma holística, alcançando o homem todo e atendendo todas as suas necessidades. Segue abaixo a reprodução da página da ABBEM e o link para quem quiser conhece-la melhor. Vale ressaltar que este projeto contou com o apoio da Visão Mundial no seu desenvolvimento.

Programa de Apoio ao Adolescente (PAAD)

O Programa de Apoio ao Adolescente(PAAD) tem como foco principal a inserção de adolescentes e jovens de baixa renda no mercado de trabalho, através da qualificação profissional.
O Programa de Apoio ao Adolescente (PAAD), que teve início em 1999, tem como objetivo atender adolescentes e jovens da comunidade do Planalto Pici e adjacências, proporcionando-lhes uma melhor perspectiva de vida na família, na sociedade e no mercado de trabalho. Além disso, o programa busca promover oportunidades que desenvolvam o lado espiritual e individual dos adolescentes e jovens engajados.

A qualificação profissional e o encaminhamento ao mercado de trabalho ocorrem através das parcerias firmadas com o Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil, Bradesco, Data Prev, Colégio Evolutivo e Instituto Nordeste Cidadania, tendo como princípio a Lei de Aprendizagem.

Os adolescentes e jovens participam de oficinas de cidadania e educação básica, conforme conteúdo programático estabelecido em convênios com as empresas parceiras.

O PAAD firmou parceria também com o Consórcio Social Juventude, política pública do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego, do Governo Federal, atendendo em 2005 um total de 210 jovens. Destes 187 foram encaminhados ao mercado de trabalho. Já em 2006 foram 120 qualificados e 105 inseridos.

Em 2006, o PAAD apoiou ainda a execução do Projeto Jovens Fora da Rua do IDESc – Instituto de Desenvolvimento Social e da Cidadania, capacitando para o mercado de trabalho 25 jovens, dos quais 09 foram inseridos.

Para participar do PAAD o jovem deve ter entre 15 e 24 anos incompletos, renda per capita de até ½ salário mínimo, estar matriculado e freqüentando regularmente a escola pública ou ter concluído o Ensino Médio. Os aprendizes recebem ainda acompanhamentos sociais sistemáticos através de visitas às famílias e ao local de trabalho, além de atendimentos individuais. 

Clique aqui e entre no site da ABBEM.

Nenhum comentário: