Os senadores brasileiros deveriam aproveitar este momento e aprender - se é que ainda conseguem! - o que é ser um político de verdade. Bastaria que dessem um boa olhada na biografia do Senador Ted Kennedy, senador americano falecido ontem. É triste que até nisso os americanos levem vantagem sobre nós. Nunca tivemos um Ted Kennedy.
A luta pela defesa dos direitos humanos caracterizou a atuação deste veterano da política americana. Posicionou-se contra as ditaduras militares que se estabeleceram na América Latina nas décadas de 60 e 70 e discursou contra o regime militar brasileiro pelos constantes atentados às liberdades individuais cometidos durante a ditadura, entre eles os assassinatos do filho da estilista Zuzu Angel e do deputado federal Rubens Paiva, pai do escritor Marcelo Rubens Paiva.
Na história recente americana, foi um opositor ferrenho da política de extermínio do governo Bush. Teve coragem de votar contra a invasão do Iraque, contrariando a opinião pública do seu país. Participou ativamente da elaboração do projeto de reforma do sistema de saúde americano.
A política precisa ser feita para melhorar a vida das pessoas e não para privilegiar uma classe de políticos corruptos que dilapidam o patrimônio público e agem na Casa do Povo, que é o Congresso Nacional, como se estivessem na casa da Mãe Joana.
Creio que precisamos nos posicionar nessas próximas eleições. A melhor resposta que o povo brasileiro poderia dar, seria não reeleger ninguém. Se tivermos que errar, que sejam erros novos.
Descanse em paz, bravo senador... americano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário