domingo, 5 de julho de 2009

Pão e Circo.

"Panis et circus", esta é uma expressão latina que significa pão e circo. É originária do Império Romano que, numa época de grandes conquistas, levou a capital, Roma, a experimentar um gigantesco crescimento populacional. Com esse crescimento vieram também os problemas sociais. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades em busca de empregos e melhores condições de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios (nas quais milhares de cristãos perderam as suas vidas para o entretenimento das massas), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.

Outra expressão que demonstra bem essa situação está numa letra de música que diz assim: "Churrasco com chimarrão, fandango, cravo e mulher....". Conhece essa música? Pois é. Em outras palavras ela diz: o véio gosta é de festa e coisa boa (isso na forma mundana de enxergar a vida). Mas quem não gosta? Demonstramos isso nas nossas atitudes. Não concorda? Eu mostro. Experimenta marcar um evangelismo de rua, com entrega de folhetos e abordagem de porta-a-porta pra ver quantos se habilitam a tal "sacrifício". Experimenta chamar irmãos para participar de um projeto de amparo a moradores de rua, crianças ou idosos carentes. Uma meia dúzia de gatos pingados se apresentará e, desses, a maioria desistirá rapidinho. Agora, marque uma festa qualquer, seja qual for (arraial gospel, churrasco dos adolescentes, viagem ao parque de diversões, etc.). Até quem já morreu aparece. Verdade! A gente até se espanta com a cara-de-pau de alguns que dizem estar desanimados e entristecidos por conta disso ou daquilo. Está desanimado para participar das celebrações dominicais ou nas casas, mas não para fazer aquela viagem legal com a turma ou para ir ao show daquele cantor "abençoado". Os líderes da igreja sabem muito bem que é assim que as coisas funcionam, infelizmente.

Esta política de 'pão e circo' é vivida na maioria das igrejas. E, pior! É incentivada por líderes inescrupulosos que manipulam as pessoas dando o que elas querem. Se é festa que deixa a igreja feliz, tome festa! Algumas reclamações surgem aqui e ali? Mais festa! Não tem conteúdo bíblico o que fazemos ou pregamos? Não tem problema: chamamos logo aquele "ministério de louvor abençoado" para animar o povo. Sabemos exatamente como manter as pessoas felizes.

Penso que problema não esteja nas festas, em si. Eu sou festeiro e também gosto de boa diversão. O problema está nas razões dessas festas. Será que nos regemos pelo princípio sagrado estabelecido em I Coríntios 10.31? Será que estamos realmente preocupados em glorificar o nome de Deus quando planejamos esta ou aquela atividade? É caso para se pensar.
Não fomos chamados para fazer o que queremos, se o que queremos não glorifica o nome do nosso Deus. Que, em nome de Cristo, o nosso Senhor, todos pensemos nisto. Amém.


Nenhum comentário: