sexta-feira, 10 de julho de 2009

E viva o Arizão!!

E aí Jesus de Nazaré disse: “Este evangelho do reino será pregado a todas as nações”. E ao projeto romano, da paz romana, Jesus de Nazaré disse: “A minha paz vos dou, não vo-la dou como o mundo a dá.” E o mundo era o império romano. Nós hoje lemos o mundo, como um sistema meio amorfo, que a gente não sabe detectar o que é. Mas naquela frase de Jesus Cristo, o mundo que fala de paz é o império romano. Porque o que o império romano justifica o avanço das suas legiões com o estabelecimento da paz romana, que se sustenta no tripé: César, o código e a força. E aí Jesus Cristo diz: A minha paz vos dou, não a dou como o império a dá. A minha paz não se sustenta na força das armas, se sustenta em outra força, porque também é força. “Recebereis a força, o poder, ao vir sobre vós o Espírito Santo.” Ele está usando a mesma palavra dos romanos, o dínamos, a força. A força de César estava no tamanho, no treinamento e na capacidade das suas legiões, a força de Jesus de Nazaré estava no seu espírito. “Recebereis a força, ao vir sobre vocês o Espírito de Deus e vocês serão minhas testemunhas em Jerusalém, como em Samaria, como em toda Judéia e Samaria, e até os confins da Terra. E este evangelho do reino, será pregado a todas as nações e então, virá o fim.” O que Jesus está dizendo? “Nós vamos pro enfrentamento.” Os cristãos não entenderam direito, mas os adversários dos cristãos entenderam, porque quando os “caras” prenderam Jason, eles disseram: “Estes que têm transtornado o mundo chegaram até nós. Eles anunciam que há um novo rei, e que o nome dele é Jesus.” Eles entenderam. “Esse povo está enfrentando César, está enfrentando o império romano, está questionando o direito de César, está questionando a divindade de César, está questionando o Estado, está questionando as nossas leis.”

Era um enfrentamento. Qual é o enfrentamento que nós estamos oferecendo hoje? Quantos de nós estão fazendo tudo para ter as benesses do Estado, mesmo sabendo de todas as injustiças desse Estado? Quantos de nós não têm tido a coragem de questionar o Estado, de modo legítimo: “Como vocês podem? Como vocês fazem? Quem vocês pensam que são? Como vocês entregam as crianças para um sistema de matadouro e depois querem assumir, galgar novos postos em cima, a partir do quê? Quem vocês pensam que são? Quem César pensa que é? Quem os legisladores pensam que são? Quem os juízes pensam que são? Qual é o código que deve nortear os relacionamentos humanos?” Qual é o princípio de ética? Qual é o princípio da justiça? Quais são as boas novas? São as notícias de que as CPI’s não dão em nada, de que os juízes são corruptos e ninguém faz nada. De que o governo é “um conluio só” e ninguém faz nada. De que os governadores matam as crianças e querem ser presidentes da república. Quais são as boas notícias? Quais são as notícias do reino de Deus? Quais são as novidades que Jesus de Nazaré trouxe? O que há de novo debaixo do sol? Continuam todas as coisas sendo canseiras tais que não se pode exprimir, que os olhos não se cansam de ver, que os ouvidos não se cansam de ouvir? Que boas novas há para as crianças? Que boas novas há para os pobres? Que boas novas há para os que estão em situação de rua? Que boas novas há para os que são portadores de necessidades especiais? Que boas novas há para as mulheres que estão sendo estupradas no mundo a cada cinco minutos, aviltadas dentro da sua própria casa, espancadas dentro do seu lar, aviltadas no trabalho, tratadas como objetos por todo mundo? Quais são as boas novas diante de um Congresso corrompido, de um Senado que não se pode levar a sério? Quais são as boas novas diante de governadores enfatuados, que não valem o que comem? Quais são as boas novas diante de juízes e desembargadores que podem ser comprados? Vocês são os agentes de Jesus de Nazaré, do reino que ele falou. O que o reino dele tem pra dizer? Qual é o princípio do evangelho de Jesus Cristo? Quem Jesus Cristo está enfrentando hoje? Quem Jesus Cristo está denunciando hoje? Quem Jesus Cristo está desautorizando hoje? Qual é o projeto de Jesus Cristo?

(Trechos do excelente texto 'Qual é o projeto?' do, não menos excelente, Pr. Ariovaldo Ramos. Clique aqui e leia o texto completo. Você não vai se arrepender. Eu agarantcho!!!).

Nenhum comentário: