segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O Reencontro da Esperança.

No ano em que eu nasci, 1977, a Ditadura Militar há muito já dava sinais de cansaço. Nos bastidores do Palácio do Planalto e da Escola Superior de Guerra era costurada a distensão do regime. Distensão lenta, gradual e segura, como foi conhecida. Um regime que não deveria nem ter existido ensaiava o seu melancólico adeus.

É lamentável o que os militares fizeram com esse país. A dor aumenta quando pensamos na intensa violação dos direitos humanos cometida nessa época. Crimes cometidos em nome da ditadura e crimes cometidos pelos grupos armados que lutaram contra a ditadura. A violência não se justifica de forma alguma. Por isso, me emocionei quando assisti a reportagem "O Grande Reencontro", feita pelo repórter Geneton Morais Neto para o Fantástico, tratando de um crime que aconteceu há 40 anos. 

Louvado seja Deus pelo restabelecimento do estado de direito nesse país. Ainda somos umas das nações mais injustas desse planeta. A desigualdade brutal na distribuição das riquezas produzidas pelo nosso povo é vergonhosa. Apesar disso, temos o direito de manifestar a nossa contrariedade e fazer o nosso protesto. Só não o fazemos por causa da apatia, comodismo e desesperança que assola a alma do brasileiro miserável. Desesperança causada pela falta de perspectivas de melhora. 

Assista ao vídeo e renove a sua esperança, assim como tive renovada a minha. Esperança de que, em meio ao caos e a barbárie, coisas boas ainda acontecem. Por isso, não desista.

(clique o título do post e assista ao vídeo no site do Fantástico).

Nenhum comentário: