domingo, 10 de maio de 2009

DEUS É MÃE.


      Eu sei que para alguns o título deste texto já soa como uma grande heresia. Dizer que Deus é Mãe é contrariar inúmeros textos bíblicos que o apresentam como Pai e a minha excentricidade não vai ao ponto de me tornar um herege. Heterodoxia tem limites. Mas, olhando as Escrituras, vejo um Deus que manifesta também um sentimento materno muito grande. Acostumados a orar a Deus como Pai, parece-nos difícil vê-lo como Mãe. O profeta Isaías declarou: “Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa esquecê-lo, eu não me esquecerei de você!” (Is 49.15). Este texto sempre falou profundamente ao meu coração. Passei cerca de vinte anos da minha vida me sentindo esquecido pela minha mãe. Quando me deparei com este texto cantado em uma canção de um cantor evangélico não muito conhecido chamado Lula Batista, fui confortado. Foi como se o Senhor estivesse me dizendo: “Você é meu filho. Ainda que você tenha sido esquecido pela sua mãe, eu jamais me esquecerei de você, Joel”. Eu creio ser esta uma das mais belas declarações de amor da Bíblia. O Deus Eterno olha para Seu povo e diz: “Vocês são meus filhos e os amarei como uma mãe”.

 

     A minha experiência com a figura materna só não foi traumática porque Deus, na sua infinita bondade e sabedoria, me concedeu um pai espetacular e permitiu que ele se casasse com uma mulher não menos espetacular, chamada Maria (na foto, com um de seus netinhos). Também me cercou de mulheres maravilhosas como a minha avó paterna, também Maria, que me acolheu e sempre cuidou de mim com muito carinho. Não demonstrei muita gratidão quando ela ainda estava viva, fato de que me ressinto muito. Muitas avós são mães ao quadrado.

 

    Entendo que o fato de uma mulher poder parir, não a transforma em uma mãe. A procriação é um ato puramente animal, que assegura a preservação da espécie, mas a maternidade tem um sentido que vai além da reprodução. Concordo com o Pr. Glênio Paranaguá quando ele diz que “ser fêmea não é a mesma coisa do que ser mulher feminina, por isso, ser apenas uma matriz, não é ser mãe. A mãe é bem mais do que uma genitora. O seu papel supera em muito as fronteiras da concepção no espaço uterino”Sem sombra de dúvidas o amor de uma mãe é marcante, e Deus tem igual amor por cada um de nós. Assim como uma mãe se aferra ao amor que tem por um filho, independentemente de suas atitudes, Deus também manifesta o seu amor por nós sem que o mereçamos. O apóstolo Paulo declara isso: “Mas Deus dá prova o seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós”. (Rm 5.8).  

 

     Davi reconheceu isso quando declarou: “Ainda que me abandonem pai e mãe, o SENHOR me acolherá” (Sl 27.10). O cuidado, o amor e a proteção de Deus se equivalem ao sentimento materno. Poder desfrutar de um relacionamento pessoal com Deus é também descobrir esta faceta divina.

 

     Hoje, Dia das Mães, creio ser uma ótima oportunidade para que as mamães sejam não somente honradas, mas também valorizadas em seu papel, já que a maior missão que a mulher tem nesse mundo é a prerrogativa de ser mãe. O apóstolo Paulo encarava o fato de ser mãe como o ministério fundamental da mulher. Ele sustentava que a mulher não deveria se envolver com algo menor do que a sua grande missão. Na sua segunda carta a Timóteo ele diz o seguinte: “Todavia, será preservada através de sua missão de ser mãe, se ela permanecer em fé, amor e santificação de maneira sóbria”. (I Tm 2.15).

 

     Numa sociedade que desvaloriza as pessoas e trata os seres humanos como máquinas e números de um senso geográfico, Deus nos chama a atenção a estas mulheres batalhadoras. Na Bíblia temos vários exemplos de mães, tais como Sara, Joquebede, Ana, Isabel, Maria e tantas outras. Elas foram símbolos do amor incondicional, da alegria em meio ao sofrimento, da fé em meio à crise. Deus fortaleceu cada uma delas e as abençoou.

 

     Neste dia representativo – já que o dia delas é todo dia – quero homenageá-las e dizer: Feliz Dia das Mães. Infelizmente as palavras não podem expressar todo sentimento. Que a cada dia vocês, queridas mães, possam demonstrar as qualidades mais ternas do Senhor, como amor, graça, misericórdia e bondade.

 

     São os votos de alguém que, abandonado pela mãe biológica, recebeu como recompensa o amor de mulheres fantásticas que foram e estão sendo usadas pelo Senhor como expressões genuínas do Seu sentimento materno, do Seu tão grande amor.

Nenhum comentário: