quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Como começou a Visão Mundial.



     A Visão Mundial nasceu do sonho de um homem: o Reverendo Bob Pierce (foto). Em 1947, durante uma viagem à China, ele se sensibilizou com a situação de White Jade, uma criança que havia sido maltratada e abandonada. A professora alemã Tena Hoelkedoer, incapaz de cuidar da menina sozinha, havia lhe pedido ajuda. Pierce deu à professora seus últimos 5 dólares e fez um trato com ela: todos os meses, enviaria a mesma quantia para ajudá-la a cuidar da criança. Esse encontro deu uma reviravolta na vida do reverendo, que começou a construir uma organização dedicada a ajudar crianças em todo o mundo. Em 1950, nascia a Visão Mundial. O primeiro programa de apadrinhamento teve início três anos depois, para ajudar as centenas de milhares de órfãos da Guerra da Coréia.

     Nas décadas seguintes, a Visão Mundial expandiu seu trabalho pela Ásia, América Latina, África e Leste Europeu. Nos anos 70, ao perceber que o apadrinhamento tradicional não atacava as causas da pobreza, a Visão Mundial implantou o modelo de desenvolvimento comunitário e de socorro em situações de emergência que vem sendo constantemente aprimorado até os dias de hoje.

     Por desenvolver um trabalho transformador, com transparência e eficiência, a Visão Mundial ganhou no Brasil o Prêmio Bem Eficiente, que é concedido a organizações sociais de destaque no país, em 1999, 2002 e 2005.

     *Fonte: Site da Visão Mundial Brasil. Clique aqui e saiba mais sobre a VM e o trabalho que ela realiza no Brasil e no mundo.

sábado, 21 de novembro de 2009


[aids.jpg]


O que é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids?
Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.
Por que o laço vermelho como símbolo?
O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. Seu projeto foi criado em 1991 pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de Nova York, que queria homenagear amigos e colegas mortos em decorrência da aids.
O Visual Aids tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do vírus, divulgar as necessidades dos que vivem com o HIV/aids e angariar fundos para promover prestação de serviços e pesquisas.
O adereço foi escolhido pela sua associação ao sangue e à idéia de paixão e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo. O símbolo foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991.
O laço se tornou símbolo popular entre as celebridades nas cerimônias de entrega de prêmios e virou moda. A possibilidade de se tornar apenas um instrumento de marketing preocupou ativistas que temiam que a popularidade levasse a perda de força, do seu significado. Mas, ao contrário disso, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a aids, reforçando a necessidade de ações, pesquisas e, principalmente, de solidariedade aos que convivem com o HIV/aids.

Fonte: Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais.

sábado, 14 de novembro de 2009

VIVAVOZ.








O QUE É O VIVAVOZ?

O VIVAVOZ é um serviço telefônico tipo “call center (central telefônica)” especializado em:
- prestar informações científicas sobre drogas
- oferecer apoio gratuito para familiares de usuários de drogas
- oferecer intervenção breve para as próprias pessoas que já usam drogas e desejam conversar sobre suas experiências
- indicar locais de tratamento, conforme a conveniência do cliente.

Quem pode ligar para o VIVAVOZ?

Qualquer pessoa pode ligar e sem se identificar, se assim preferir, conversar sobre problemas seus ou da família, solicitar informações e orientação.

Como?

Através de um número telefônico gratuito e anônimo 0800 510 0015.

VivaVoz – Ligue pra gente. A gente liga pra você.
0800-5100015
Atendimento: Segunda a sexta, das 8h às 24h.
Clique aqui e saiba mais.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

E Jesus chamou o Jorge Rehder.

“Preciosa é aos olhos do SENHOR a morte dos seus santos”. Salmo 116.15.

   Há cerca de dez ou doze anos, eu comprei um cd que acrescentou muito, mas muito mesmo, na minha vida. Era um álbum chamado ‘O Melhor de Guilherme Kerr Neto’. Neste álbum eu conheci e aprendi a amar músicas que cantarolo até hoje. Algumas delas, como ‘Barnabé’ e ‘Ao amado’, fiz questão de ensaiar com um amigo que toca violão e cantar na igreja. Foi uma descoberta maravilhosa que me levou a outras descobertas igualmente maravilhosas, entre as quais estão Sergio Pimenta, Nelson Bomilcar, Jorge Camargo, Gerson Borges e toda a turma do VPC.
   Estas reminiscências se devem à uma notícia que me entristeceu muito, a notícia do falecimento do Jorge Rehder, neste último domingo. Reproduzo abaixo a nota que o Nelson Bomilcar publicou no seu site, Caminhos do Coração. Só mesmo um amigo tão próximo poderia escrever algo tão tocante a respeito desta figura tão maravilhosa que partiu para a presença do Pai.

 Homem bom e piedoso, cheio de fervor e fé, homem de Deus.

“Jorge Rehder, uma linda e maravilhosa canção”

Abro neste espaço um momento para uma curta nota e comunicado.
Jorge Rehder, querido amigo, irmão, pastor e compositor dos maiores da história da música cristã brasileira se foi para os braços do Pai.
Foi promovido à presença eterna do Senhor no último domingo dia 8 de novembro. O Brasil já sabe.
Curiosamente, dia do nascimento de meu outro amigo Sérgio Pimenta, que nosso Deus também já levou.
Curta nota porque está ainda doendo muito para me manifestar com mais significado e profundidade.
Curta nota porque é hora de chorar com a esposa e amiga Marilda, e suas ricas heranças Carol e Marina
Curta porque ainda é hora de luto, de dor, de perplexidade, de assimilar o golpe.
Curta nota ainda porque falar da perda de um amigo mais chegado que irmão é muito difícil.
Curta nota para absorver a cura da enfermidade que Deus trouxe ao Jorge, isto é, levá-lo para Si.
Curta nota para lidar com a morte, e exercitar pela fé, a convicção da ressurreição e no Cristo Ressurreto.
Curta nota para lidar com a morte de um homem íntegro e simples que andou com o pastor Jesus.
Curta nota, mas regada de louvor e gratidão ao Senhor por obra tão bonita em sua vida. Jorge agora está bem!
Louvor por ter sido discípulo, servo e adorador de Jesus Cristo, homem bom e piedoso que pregou o reino e amou a igreja.
O Compositor e Criador Maior, fez da vida do Rehder uma linda e maravilhosa canção!
Agora é hora de recolher, silenciar, meditar, e continuar olhando firmemente para o Autor e Consumador de Nossa fé.
Cristo seja engrandecido para sempre!





terça-feira, 10 de novembro de 2009

Enquete do PL 122 Voltou ao Site do Senado.


A ENQUETE VOLTOU!
10.NOV.2009

--------------------------------------------------------

.

PARTICIPE DA ENQUETE DO SENADO FEDERAL

Você é favorável à aprovação do PLC 122/2006
que torna crime o preconceito contra homossexuais?

Senadox

USE ESTE ENDEREÇO:
Central de Relacionamento do Senado Federal

A pesquisa ia ficar disponível durante todo mês de novembro. 
saiu, mas já voltou.

MEU VOTO É: NÃO!


Opinião: O texto "Torna crime o preconceito contra os homossexuais" tem um aspecto muito subjetivo na sua exegese. Ele rotula como preconceito a crítica aberta e franca à opção homossexual. Que não querem ser criticados. Um pai vai ser acusado de homofóbico se ensinar aos filhos que a opção homossexual é contra os princípios bíblicos. Um pastor pode ir para a cadeia se ensinar o que está escrito, por exemplo, na Carta de Paulo aos Romanos.

Como a causa homossexual não é considerada religião, em outros países, como por exemplo no Chile, eles têm procurado distribuir manuais de homossexualismo nas Escolas Públicas amparados pelo aval do Ministério da Educação.

Na Suécia, onde tal lei foi aprovada, os pastores das Igrejas evangélicas foram constrangidos por medo a modificar a Liturgia dos cultos. Vão ser obrigados, inclusive, a realizar cerimônicas de "casamento" gays.

Isso fere o direito evangélico de culto, pois temos a Bíblia Sagrada como regra de fé e prática. Os evangélicos desta nação não ensinam o ódio a gays dentro da Igreja. Os crentes não matam gays. Se esta lei passar com a redação do substitutivo atual, vai cercear nosso direito de crítica e expressão de opinião.

E por fim, criminalizar alguém por criticar e discordar da opção sexual de alguém é um campo perigoso. Além de hétero e homo tem muitas outras opções inclusive a pedofilia.

Que ninguém seja enganado por sofismas e palavras. Evangélicos não matam homossexuais. Nas Igrejas Evangélicas não há execração publica de gays. O Evangelho não foi feito para apedrejar, senão para salvar os que estão perdidos. Gays são seres humanos como nós.

O termo "homofobia" é um sofisma. É um rótulo desprovido da realidade, pois classifica TODA pessoa que critica a opção homossexual como se ela tivesse ODIO de gays. Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. Isto é uma mentira deslavada. Não se matam homossexuais em Igrejas de crentes. Não existe Ku Klux Kahn anti-gays no meio evangélico. Torceram o significado da palavra para encarapuçar quem apenas critica uma conduta sexual. Nós evangélicos somos muito criticados. Mas mesmo assim, defendemos o direito de liberdade de expressão - de crítica mesmo. A lei que pretendem é uma mordaça. A crítica vai ser tipificada como crime. Isto é um absurdo.

É por isso que eu sou contra. Para mim isto vai ser um cala-boca contra os crentes.. Uma mordaça ao direito de liberdade de expressão dos evangélicos.


VOTE NÃO!


João Cruzué.

João Cruzué

* Texto publicado originalmente no blog oficial da União de Blogueiros Evangélicos.

Três vezes incompreendido.

Três versões da música 'Don't Let Me Be Misunderstood', da década de 60. Eu gosto muito dessa música na voz de Nina Simone, uma diva americana, cujos pais eram ministros metodistas e que definia a sua música como 'música clássica negra'. Na voz dela, esta música se tornou um verdadeiro hino do movimento pela igualdade racial nos Estados Unidos. É o primeiro vídeo e está legendado.


Em seguida vem o rock do britânico Eric Burdon e sua banda, 'The Animals'. Um batida bem legal de rock'n roll cadenciada pelo órgão hammond de Alan Price. Pena o vídeo ter um problema de sincronia. Os caras da banda ainda estavam saindo das fraldas.


O terceiro é uma versão disco feita pela banda franco/americana 'Santa Esmeralda'. Eles fizeram essa versão no ano do meu nascimento, 77. Tem quem goste, mas só coloquei esse vídeo aqui para mostrar como uma música tão linda pode ser estragada para atender aos apelos do mercado, já que a disco music estava bombando nessa época. Fazer o quê? É só conferir.











Significado.


(clique na imagem para ampliar)